Breve historial

Fundação de Solidariedade Social Lar e Centro de Dia Nobre Freire, inicialmente designada por "Asilo Nobre Freire" foi fundada por vontade testamentária de D. Maria Angélica Nobre Freire, senhora natural da cidade de Beja, cujo falecimento terá ocorrido a 11 de Fevereiro de 1904, aos 82 anos de idade, sem deixar descendentes e ascendentes.
No seu testamento legou dinheiro e foros a diversas obras religiosas e de assistência e expressou a vontade de que, na sua casa de habitação, fosse estabelecido um Asilo para os inválidos do trabalho.
Assim, em cumprimento das disposições testamentárias, um dos herdeiros - Sr. António Costa Lobo, levou a cabo a criação do Asilo Nobre Freire, a 4 de Janeiro de 1906, tendo ficado instalado no prédio de habitação da testadora, no antigo Largo da Corredoura (atualmente Avenida Miguel Fernandes).
O Asilo Nobre Freire terá sido o primeiro a existir em Beja e terá aberto as suas portas a 8 pobres do sexo masculino em 1 de Fevereiro de 1906.

A funcionar desde 1973 nas atuais instalações, na Rua do Sembrano, e com uma procura cada vez maior, o Lar deixa de ser a única resposta para a população idosa e no ano de 1979 é criado o Centro de Dia. Posteriormente, em 1996, é implementado o Serviço de Apoio Domiciliário.

Atualmente, a Fundação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) subsidiada pelo Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Beja.

Pesquisar no site

Fundação Nobre Freire Rua do Sembrano nº 10