Breve historial
A Fundação Nobre Freire, inicialmente designada por "Asilo Nobre Freire" foi fundada por vontade testamentária de D. Maria Angélica Nobre Freire, senhora natural da cidade de Beja, cujo falecimento terá ocorrido a 11 de Fevereiro de 1904, aos 82 anos de idade, sem deixar descendentes e ascendentes.
No seu testamento legou dinheiro e foros a diversas obras religiosas e de assistência e expressou a vontade de que, na sua casa de habitação, fosse estabelecido um Asilo para os inválidos do trabalho.
Assim, em cumprimento das disposições testamentárias, um dos herdeiros - Sr. António Costa Lobo, levou a cabo a criação do Asilo Nobre Freire, a 4 de Janeiro de 1906, tendo ficado instalado no prédio de habitação da testadora, no antigo Largo da Corredoura (atualmente Avenida Miguel Fernandes).
O Asilo Nobre Freire terá sido o primeiro a existir em Beja e terá aberto as suas portas a 8 pobres do sexo masculino em 1 de Fevereiro de 1906.
A funcionar desde 1973 nas atuais instalações, na Rua do Sembrano, e com uma procura cada vez maior, o Lar deixa de ser a única resposta para a população idosa e no ano de 1979 é criado o Centro de Dia. Posteriormente, em 1996, é implementado o Serviço de Apoio Domiciliário.
Atualmente, a Fundação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) subsidiada pelo Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Beja.